Israel constrói a maior torre de energia solar do mundo

Israel

Israel

Israel

Israel

A maior torre de energia solar do mundo está sendo construída em Israel e este projeto, de dimensões extraordinárias, deverá ser finalizado até 2017. Localizada no meio do deserto de Neguev, sua estrutura possui mais de 240 metros de altura e atenderá a mais de 120 mil famílias israelenses.

Conhecida pela sigla CSP – Concentrated Solar Power, Energia Solar Concentrada ou simplesmente Ashalim, nome dado à torre – o projeto, que teve início em 2013, não operará diretamente com a geração de energia elétrica, como no caso das conhecidas células solares fotovoltaicas. A tecnologia utilizada na CSP conta com heliostats, placas que utilizam um espelho para convergir a luz do sol em uma determinada direção.

A radiação solar é direcionada para a torre central, que contém uma mistura de sal fundido, e quando em contato com a água, produz vapor em seu interior compondo a força motriz para a geração de energia. O vapor aciona as turbinas e os geradores de energia elétrica, e mesmo em dias de baixa incidência solar, os sofisticados dispositivos de armazenamento térmico mantém toneladas de sal fundido a temperaturas elevadas, dando continuidade ao processo e garantindo a operação durante 24 horas por dia.

Ashalim contém aproximadamente 50 mil heliostats, todos controlados por computadores – ao invés de cabos – e medindo até 20 metros quadrados cada, instalados em uma área superior a 3 quilômetros quadrados.

A expectativa de geração de energia da construção é de 300 MW, o que equivale a cerca de 2% da energia consumida em Israel. Para o meio ambiente, o impacto da mega construção é muito animador, já que evitará a emissão de 110 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

Orçado em US$ 773 milhões, com 80% dos recursos provenientes do Noy Fund, maior fundo de infraestrutura de Israel, o projeto é apenas um dentre os demais que visam a produção de um mínimo de 10% de energia limpa no país até 2020.

Fonte: israeltrade

Veja também

Brasil pode exportar ovos livres de patógenos específicos para Israel
Ver mais
Estudante decobre moeda de ouro de 1.200 anos em Israel
Ver mais
Quando Mark Zuckerberg estava lançando a revolução das mídias sociais há 12 anos, um de seus colegas de quarto, Arie Hasit, perseguia um objetivo completamente diferente: se tornar um rabino
Ver mais
História 1938: O pogrom da "Noite dos Cristais" marcou o início do Holocausto, que causou a morte de seis milhões de judeus na Europa até o final da Segunda Guerra Mundial.
Ver mais